Tarde ensolarada leva grande público aos parques e à Orla do Guaíba em Porto Alegre

Público pôde curtir obras recém inauguradas na região

Domingo de sol e calor registra grandes aglomerações em Porto Alegre. Foto: Fabiano do Amaral/CP

As pessoas aproveitaram o dia ensolarado e a temperatura de 24°C para passear pela Orla do Guaíba e pelos parques de Porto Alegre. Muitos caminhavam, pedalavam, corriam, andavam de patins ou apenas curtiam os prazeres de um dia de descanso e lazer. As amigas Gabriela Tisoni, 33 anos, e Juliana Cardoso, 34, andavam de patins roller na avenida Edvaldo Pereira Paiva, na altura do trecho 3 da Orla.

“A gente vem em todos os finais de semana para aproveitar o asfalto”, contou a coordenadora de marketing Gabriela. “Mas em alguns espaços novos têm muitos vincos. Acho que tudo foi muito pensado para os skatistas, mas não para quem anda de patins”, explicou. Na opinião da publicitária Juliana, o trecho 3 “ficou ótimo para as crianças e muita gente da Grande Porto Alegre está vindo para conhecer, vai atrair o turismo.” Conforme ela revelou, no dia anterior, em torno das 21h do sábado, havia muitas pessoas curtindo as novidades do trecho.

A publicitária Adriane Fernandes, 25, e a bióloga Amanda Pereira, 25, eram exemplos disso. Vieram de Canoas para conferir as atrações de lazer. “É muito legal. Parece até que estamos na praia”, observou Adriane, que estava perto das quadras de esportes. A poucos metros, o auxiliar de serviços gerais Clóvis Fernando Gonçalves, 62, estava atento ao vaivém do público. “Frequento direto aqui, pois moro na Cidade Baixa. Ficou maravilhoso isso tudo”, elogiou sentado em sua bicicleta. A maior pista de skate da América Latina estava lotada de praticantes de todas as idades, alguns recebendo auxílio dos pais.

Em uma das quadras de futebol de grama sintética, o estudante Leonardo Corrêa Costa, 18, dizia ser a primeira vez que estava no local. “A grama é de boa qualidade e profissional. Provavelmente sempre vai ter bastante gente querendo jogar”, avaliou. O trânsito estava lento nos arredores da Orla, até em função da partida do Inter diante do Corinthians pelo Campeonato Brasileiro.

Famílias estavam reunidas e sentadas pelo gramado do Marinha do Brasil, onde o chimarrão predominava, apesar da forte sensação de calor. No Parque Moinhos de Vento, os frequentadores acompanhavam a mobilização do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), que depois partiu em carreata pelas ruas da cidade até a Usina do Gasômetro. Na Encol, os porto-alegrenses praticavam esportes nas quadras e sentavam em rodas de conversas. Na Redenção, muita gente passeou pelas tendas do Brique, outros praticavam corrida ou apenas caminhavam sentindo o sol. Também era visível a grande presença de público pelas calçadas dos bairros.