Estoque Aberto: canoenses tem informações em tempo real de medicamentos disponíveis nas farmácias municipais 

Além da lista de medicações, é possível ter acesso às quantidades disponíveis de cada item

Foto: Divulgação / SES

Para saber quais medicamentos estão disponíveis nas farmácias municipais, os canoenses não precisam mais sair de casa. Basta acessar o Sistema de Estoque Aberto, no site da Prefeitura. Além da lista de medicações, é possível ter acesso às quantidades disponíveis de cada item. 

A nova ferramenta busca disponibilizar à população, em tempo real, informações sobre os medicamentos e as quantidades disponíveis nas seis farmácias básicas municipais. A ideia é usar a tecnologia como aliada para propiciar mais qualidade ao atendimento ao cidadão e, ao mesmo tempo, dar transparência à gestão, explica o diretor de Tecnologia e Inovação em Saúde (DTIS), da Secretaria Municipal da Saúde, Tiago Machado. 

O sistema está disponível na página: www.canoas.rs.gov.br/servicos/estoqueaberto. É possível, ainda, acessar a lista completa de medicamentos essenciais fornecidos pelo município e os especiais, que ficam sob responsabilidade do governo do Estado. O Estoque Aberto Canoas é um projeto da DTIS/SMS em parceria com o CanoasTec e a Coordenação de Assistência Farmacêutica/DPAS/SMS da Prefeitura de Canoas.

“O objetivo da iniciativa é manter a informação aos usuários do SUS sobre a disponibilidade dos fármacos junto à Assistência Farmacêutica Municipal”, ressalta o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos. Garantir os remédios nas seis farmácias municipais e a revisão da lista de medicamentos, em sintonia com as equipes médica e farmacêutica, estão entre as prioridades do governo. “Estamos trabalhando muito para garantirmos os estoques plenos, mas dependemos ainda de laboratórios. Alguns estão com dificuldades na matéria-prima em função da pandemia”, afirma o secretário.