Campo Bom inicia semana da Saúde Bucal com campanha de prevenção do câncer de boca

Atividades irão até o dia 29 de outubro

Campo Bom inicia semana da Saúde Bucal com campanha de prevenção do câncer de boca - Crédito: PMCB / Divulgação / CP

Em virtude do Dia do Dentista, comemorado em 25 de outubro, a prefeitura de Campo Bom realiza a Semana de Saúde Bucal. O objetivo é promover a campanha de prevenção do câncer de boca, doença que atinge 15 mil de pessoas por ano no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). “Teremos uma programação especial, com teatro de fantoches sobre higiene bucal para as crianças e orientação às gestantes sobre a importância do pré-natal odontológico. E para oferecer maior acesso ao diagnóstico precoce do câncer de boca, nossas unidades de saúde estarão abertas a todos que desejarem fazer o exame preventivo”, declara o prefeito Luciano Orsi.

As atividades ocorrem a partir desta segunda-feira até o dia 29 de outubro. O câncer de boca ocorre com mais frequência na língua, assoalho da boca e lábio. “Como a doença atinge mais homens do que mulheres, o público alvo da campanha são os homens acima de 40 anos que fumam e fazem uso de álcool, mas todos podem fazer o exame preventivo. Detectar as lesões no início é muito importante para o sucesso no tratamento”, aponta o secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock.

A população poderá realizar oeame preventivo de câncer de boca, nas Unidades Básicas de Saúde Operária, Santa Lúcia, e 25 de Julho nesta segunda-feira. Na terça, o exame pode ser feito na UBS Rio Branco. Na quarta será a vez da UBS Imigrante Norte e Porto Blos.