Pesquisa revela que quase 80% dos municípios brasileiros não registraram mortes por coronavírus 

Ao todo, 1.855 gestores municipais foram ouvidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) entre os dias 18 e 21 de outubro

Foto: Guilherme Almeida / CP

A 29ª edição da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelou que 77% dos municípios brasileiros não registraram mortes por coronavírus  durante esta semana. Ao todo, a entidade ouviu 1.855 prefeitos entre os dias 18 e 21 de outubro.

Ainda segundo o levantamento, 29,1% dos gestores municipais afirmaram que não foram confirmados novos casos de Covid-19 nos últimos quatro dias. Além disso, 62,5% destacaram não ter tido internações relacionadas a enfermidade.

Sobre a vacinação, a pesquisa apontou que um em cada quatro municípios ficou sem imunizantes nesta semana. Desses, 67,4% informaram que foi impactada a aplicação da primeira dose, sendo a Pfizer a principal vacina em falta. Já para a aplicação da segunda dose, 43,8% dos prefeitos alegaram insuficiência de imunizantes. Nesse caso, a vacina da  Astrazeneca foi a que mais faltou nos postos de saúde.

No entanto, o balanço apontou que 95% das cidades já iniciaram a aplicação da dose de reforço em idosos, pessoas com a imunidade comprometida e profissionais de saúde. Além disso, 13,4% das prefeituras já editou decreto para exigir o passaporte da vacina para frequentar lugares públicos e eventos, que já se encontram liberados em 73,3% dos municípios.