Maior pista de skate da América Latina será liberada para o público neste sábado em Porto Alegre

Espaço tem mais de 6 mil metros de área e cinco formatos diferentes

Foto: Alina Souza / CP

O termo de adoção da Skate Park de Porto Alegre foi entregue pela Prefeitura a duas empresas parceiras, em ato realizado nessa sexta-feira, no trecho 3 da Orla do Guaíba. Com mais de 6 mil metros de área e cinco formatos diferentes, trata-se da maior pista de skate da América Latina. A abertura oficial para o público acontece neste sábado, às 9h.

“Temos certeza que a população vai cuidar e usar bem o espaço. Parabéns também aos gestores que nos antecederam”, afirmou Sebastião Melo, que estava protegido sob um guarda-chuva apoiado pelo secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

O sol estava intenso no local. “A cidade tem vários andares neste esporte. Esta pista é uma das maiores do mundo e o esporte faz bem para a saúde, para a disciplina e para a inclusão social. Todos estão de parabéns, tanto os parceiros que estão adotando o espaço como o Hospital Mãe de Deus que vai adotar as quadras. As parcerias estão no DNA do nosso governo. O dono dessa obra é o povo”, acrescentou o chefe do Executivo municipal.

O vice-prefeito Ricardo Gomes destacou que “a Orla é de todo mundo, da cidade, e temos a grandeza de entregar essa obra para a população porto-alegrense.”

A secretária de Parcerias Estratégicas, Ana Pellini, grande entusiasta das novidades na Orla do Guaíba, prestigiou o evento. “Acho um presente maravilhoso para os 250 anos de Porto Alegre. A Capital já tem tradição no skate, com a pista da Marinha do Brasil, que foi a primeira da América Latina. E agora temos a maior aqui. Ainda mais com a adoção por empresas que irão mantê-la conservada e com a certificação de pista internacional para competições. Isso é maravilhoso.”

“Surreal”

Nas semanas anteriores, 35 skatistas foram convidados pela Prefeitura e pela Federação Gaúcha de Skate para testarem a pista. As rampas, corrimãos e bowls do complexo foram testadas até por Ariadne Souza, uma das grandes referências do país na modalidade.

Hoje, o skatista Paulo Galera, 34 anos, experimentou a nova pista. “É surreal”, observou. “Esta é uma das melhores pistas que já pratiquei e, além do amplo espaço, é recheada de obstáculos”, elogiou. Galera pratica o esporte há 22 anos.

Ao lado, Tomás Guedes, o “Tomate”, de 51 anos, colocava o equipamento de proteção para deslizar. “Tudo é bacana, a infraestrutura e o acabamento, que não deve em nada para nenhuma pista do mundo. Sou profissional há 30 anos e acredito que essa pista, para a nova geração, vai contribuir muito”, comentou. “Será bom para a cidade e para quem curte esse esporte. O efeito da participação do Brasil na Olimpíada abriu o caminho”, reflete.

Responsabilidade

O secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Antônio Carlos de Oliveira Pereira, o Kiko, ressaltou a responsabilidade da pasta em manter a nova pista sempre em condições adequadas para receber público. “A Secretaria de Esportes conta com o apoio da Câmara dos Vereadores e do povo, que é o principal fiscal dessa obra”, salientou.

O vereador Cassiá Carpes, que teve uma extensa trajetória no futebol, elogiou o governo municipal. “O mais difícil na política é continuar a obra do antecessor. Nosso prefeito Melo mostrou que não tem revanchismo”, discursou. Representantes da Talo Gestão e Comunicação, de Porto Alegre, e da Farah, de São Paulo, empresas adotantes do espaço, agradeceram e elogiaram pela nova pista.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile