Lira defende união entre poderes para ajustes na política fiscal

Segundo o presidente da Câmara, 'inflação, câmbio e juros afetam diretamente a vida da população'

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu que mudanças na política fiscal do país devem ser feitas com a participação de todos os poderes da República. “Estamos comprometidos com a solidez fiscal do país. É um pilar importante de nossa democracia. Dados os fatos dos últimos dias, temos convicção de que precisamos da união de todos poderes para solucionarmos mais este impasse. Inflação,câmbio e juros afetam diretamente a vida da população”, escreveu o deputado em uma rede social, nesta sexta-feira.

A manifestação de Lira aconteceu horas após uma declaração à imprensa do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, em que os dois reafirmam os ajustes que o governo federal quer implementar no Orçamento para garantir o pagamento do Auxílio Brasil, programa de transferência de renda que substituirá o Bolsa Família, a R$ 400 em 2022. No pronunciamento, Bolsonaro garantiu a permanência de Guedes no cargo.

Guedes defendeu o valor do novo programa mesmo que, para garantir isso, o Executivo extrapole o teto de gastos. De acordo com o ministro, a ideia é conseguir “uma licença para gastar um pouco mais”.

“Preferimos tirar 8 em fiscal, em vez de tirar 10, e atender aos mais frágeis. Nós preferimos um ajuste fiscal um pouco menos intenso e um abraço do social um pouco mais longo. É isso que está acontecendo”, afirmou o ministro.