Covid-19: RS recebe 500 mil doses da Pfizer que vão reforçar segundas aplicações

Também serão utilizadas como dose de reforço para completarem o esquema vacinal de idosos

Foto: Palácio PIratini

O Rio Grande do Sul recebeu, na manhã desta sexta-feira, uma nova remessa de vacinas contra a covid-19 da Pfizer. Foram recebidas 535.860 doses, que serão utilizadas para segunda aplicação (D2) de quem já recebeu a primeira dose há, no mínimo, oito semanas. Também serão utilizadas como dose de reforço para completarem o esquema vacinal de idosos.

Além das doses recebidas nesta sexta, o Estado distribuiu mais 400 mil vacinas das fabricantes Pfizer, Coronavac e AstraZeneca na última quarta-feira. As doses foram direcionadas a indígenas idosos, imunossuprimidos, profissionais da saúde e adolescentes, além de adolescentes não indígenas e para D2.

Segundo o governo do Estado, 769 mil pessoas poderiam voltar a um posto de saúde nesta sexta-feira para receber a segunda dose e ainda não o fizeram ou não tiveram a aplicação devidamente registrada no sistema de informação do Ministério da Saúde.

“Apenas uma dose da vacina, no caso da Pfizer, AstraZeneca e Coronavac, não é suficiente para atingir a proteção ideal contra a doença”, reforçou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Tani Ranieri. Ela salienta, ainda, que é fundamental que as pessoas recebam a segunda dose, mesmo que o prazo ideal tenha passado.