Variante do coronavírus identificada pelo Hospital Moinhos de Vento recebe o nome de P7

Cepa em circulação no RS foi identificada no ano passado em estudo feita pela instituição

Foto: Rádio Guaíba / Arquivo

A variante do coronavírus identificada em estudo genômico do Hospital Moinhos de Vento foi nominada de P7. A cepa foi identificada ainda em 2020 enquanto circulava no Rio Grande do Sul. O monitoramento da P7 foi feito entre os meses de abril e novembro do ano passado, com 340 amostras de 33 municípios, a partir de 33.788 exames diagnósticos de Covid-19 realizados para o Laboratório Central do RS – o Lacen.

De acordo com a epidemiologista do Hospital Moinhos de Vento, Eliana Wendland, que liderou a pesquisa, as 22 amostras identificadas atendiam a todos os critérios para que se considerasse uma nova cepa. No repositório online em que pesquisadores do mundo todo sugerem novas sequências do genoma SARS-CoV-2 a linhagens globais, o pesquisador da instituição, Fernando Hayashi Sant’Anna, apontou os critérios técnicos para que a linhagem fosse nominada.

O estudo foi realizado pelo Hospital Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

O estudo

Na investigação, os pesquisadores “separam” o RNA do vírus, onde contém a informação genética dele. Utilizando um sequenciador, é realizada a leitura de fragmentos do RNA, que posteriormente é integrado, por meio de softwares específicos, para a montagem do genoma completo. Cada um dos genomas é, então, comparado com o primeiro genoma isolado de SARS-CoV2, de Wuhan (China), para identificar mutações.

Essas sequências são depositadas e comparadas a uma base de dados pública. Assim, é possível garantir que o vírus em circulação em solo gaúcho não é igual a nenhum outro existente. O artigo com esses achados passou pela fase de revisão e checagem sendo, posteriormente, disponibilizado para consulta.