Importação de gasolina pela Petrobras subiu 950% no segundo trimeste do ano

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A Petrobras anunciou seus números no segundo trimestre do ano envolvendo gasolina e óleo diesel. O resultado revela que a estatal estourou a importação no período, com a gasolina chegando a uma alta de 950% em relação a igual período do ano passado, e a do diesel, 548,1%, a maior desde 2015.

A companhia informa que os dados são explicados pelo crescimento do mercado doméstico, fato que está no centro das discussões com as distribuidoras que aumentaram os seus pedidos para o mês de novembro.

Para fazer frente à toda demanda nos postos, as distribuidoras vão ter que importar por conta própria. E os preços do petróleo no mercado internacional subiram nesta quarta-feira, depois que os estoques dos Estados Unidos apresentaram sua mínima em três anos e os estoques de combustível deram sinal de aumento da demanda. Os valores futuros do petróleo Brent fecharam em US$ 85,82 o barril, um ganho de 0,9%, e a máxima desde outubro de 2018.

EXPORTAÇÕES

Esse aumento de importação por parte da Petrobras aconteceu ao mesmo tempo em que a Petrobras ampliou a produção nas suas refinarias. A capacidade de produção no terceiro trimestre ficou em 85%, 10 pontos percentuais acima do trimestre anterior. Em outubro, esse percentual já subiu para 90%. Já as exportações totais foram de 813 mil barris por dia (queda de 17,3%) e as importações, de 415 mil bpd (alta de 116%). A maior parcela importada foi de diesel (175 mil bpd) e a exportada foi de petróleo (604 mil bpd).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile