Pichador é preso em flagrante pela Guarda Municipal na Orla do Guaíba nessa madrugada

Câmeras de seguranças flagraram jovem de 18 anos pichando o chão do trecho 1 da Orla do Guaíba

Foto: Reprodução / Twitter
Na madrugada desta quarta-feira (20), as câmeras de monitoramento da Capital, que vigiam a Orla do Guaíba 24 horas por dia, flagraram a ação de um homem pichando a calçada do trecho 1 da Orla Moacyr Scliar. Notificada pela equipe de vigilância eletrônica à 1h30, horário da ocorrência, a Guarda Municipal se deslocou até o local e prendeu o pichador, que foi encaminhado à delegacia.
Pelas imagens das câmeras de monitoramento, a equipe do Centro Integrado de Comando (Ceic)  da Secretaria Municipal de Segurança avistou o pichador escrevendo o nome “Marcelinho” em letras garrafais no piso de concreto da pista de caminhada, ao lado da ciclovia.
“Esse tipo de ocorrência é um exemplo de como a tecnologia é uma aliada importante do nosso sistema de segurança pública. Foram as câmeras de vídeo-monitoramento que flagraram o ato com a devida resposta, em tempo hábil, para conseguirmos prender o autor do fato. A integração da tecnologia e o serviço ordinário da rua nos permitiu que a lei fosse cumprida”, afirma o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.
O jovem de 18 anos foi encaminhado à delegacia sem resistir à prisão. Ele não possuía ficha na Polícia Civil e, além de responder às sanções penais, agora também vai responder a um processo administrativo. Ele terá 30 dias para apresentar a sua defesa e será definida uma multa que pode chegar R$ 4 mil. Com o apoio da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), a pichação já foi limpa após a ação da Guarda Municipal.
O prefeito Sebastião Melo apelou para que a população seja parceira nesta luta contra aqueles que não se preocupam com a conservação do patrimônio público e espaços compartilhados pela população. “Quem picha a orla ou monumentos públicos são pessoas desalmadas. Quem tem alma grande e ama a cidade, cuida dela. Por isso, nós vamos apertar o cerco contra esses desalmados. Por isso, peço a população que filme, fotografe e denuncie através do telefone 156 ou das redes sociais as ações daqueles que não cuidam da cidade”, orientou o prefeito.