Nova área de lazer na Orla do Guaíba será inaugurada neste sábado

Trecho 3 conta com 29 quadras esportivas, pista de caminhada, ciclovia, bares e vestiários

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Com um investimento de R$ 53,4 milhões, o trecho 3 da Orla do Guaíba será entregue no sábado à população de Porto Alegre. A informação foi dada, nesta quarta-feira, pelo secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro, durante visita guiada com engenheiros pelas obras. A inspeção marcou a última apresentação antes da abertura da nova área de estrutura de lazer, que conta com 1,6 quilômetro de extensão.

A retirada dos gradis será feita no sábado a partir das 9h pelos funcionários do consórcio ACA/RGS, empresa responsável pela obra. Logo em seguida, o público poderá usufruir da área localizada nas proximidades do prédio da Federação Gaúcha de Futebol, na avenida Ipiranga, até o complexo do Parque Gigante, do Sport Club Internacional.

“A população poderá usufruir de um grande espaço público. Um complexo com 29 quadras esportivas, pista de caminhada, arquibancadas, três bares e vestiários. Além disso, teremos a maior pista de skate da América Latina”, destacou. Segundo Mendes Ribeiro, a orla do Guaíba se tornou um grande complexo esportivo buscando melhorar a qualidade de vida dos porto-alegrenses. “Estamos caminhando na reaproximação da cidade com Guaíba”, acrescentou o secretário.

O engenheiro Fábio Falkemberg informou que 150 trabalhadores atuaram no complexo idealizado pelo arquiteto Jaime Lerner – ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, falecido em maio deste ano. Por meio de um projeto da Câmara de Vereadores, o trecho 3 da Orla levará o nome do arquiteto.

O trecho 3 da Orla do Guaíba terá estacionamento para 150 veículos, estruturas de apoio à prática de esportes, ciclovia, iluminação em LED e arborização. Um total de 19 câmeras estão sendo instaladas nesta área. As imagens serão transmitidas diretamente para o Centro Integrado de Comando (Ceic). Assim como no trecho 1 da Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias, há pouca sombra, mesmo com o plantio de 550 árvores. As espécies ainda são pequenas e insuficientes para amenizar o calor típico dos dias de verão.

Outra curiosidade do trecho 3 da Orla é a âncora que foi instalada na pista de skate. Ela foi encontrada abandonada às margens do Guaíba durante a revitalização do primeiro trecho. Uma réplica da ponte da Praça Itália, localizada no Parque Marinha do Brasil, foi construída na pista e será um dos obstáculos a serem superados pelos skatistas.

Manutenção de quadras esportivas a cargo da iniciativa privada
A pista de skate e as quadras esportivas do trecho 3 da Orla do Guaíba foram adotadas pela iniciativa privada. A proposta apresentada pelas empresas Talo Gestão e Comunicação, de Porto Alegre, com a empresa Farah, de São Paulo, cumpriu todos os requisitos avaliados pela comissão julgadora e foi considerado o projeto vencedor. Além da pista, as 29 quadras também passam por processo de adoção. O Hospital Mãe de Deus deverá assinar em outubro o termo de adoção pelo período de três anos.

A prefeitura recebeu três propostas para a pista de skate. No projeto, além da manutenção da pista, estão previstas oficinas para a prática do esporte e cuidados com o espaço. “A prática do skate ganhou uma dimensão importante depois das Olimpíadas de Tóquio. Com a maior pista de skate da América Latina na Capital, queremos seguir incentivando esse esporte, com o desenvolvimento de oficinas para o público de baixa renda e campeonatos de maior porte”, explicou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos Pereira, o Kiko.

Para auxiliar na correta manutenção da pista de 6.268 metros quadrados, os adotantes contarão com a equipe da Spot, empresa que trabalhou na construção e possui mão de obra especializada. O grupo escolhido pela comissão formada pelas secretarias de Parcerias, de Esporte Lazer e Juventude e de Serviços Urbanos irá adotar o espaço por três anos.

O Hospital Mãe de Deus apresentou uma proposta que prevê, além da manutenção das 29 quadras, a colocação de uma estrutura aos finais de semana para a realização de ações de prevenção à saúde e, também, para prestar um primeiro atendimento que auxilie em caso de necessidade dos frequentadores do espaço.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile