Estudo revela que trabalhador apresentou a pior renda média desde 2017

Um levantamento da consultoria IDados, com base em indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), revela que os trabalhadores brasileiros com algum tipo de ocupação tiveram a pior renda média no segundo trimestre desde 2017. O estudo leva em consideração a renda real habitual da principal ocupação de quem está inserido no mercado de trabalho, seja em atividades formais ou informais, já descontada da inflação.

Em junho deste ano o rendimento médio teve uma queda de quase 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2020, esse valor ficou em R$ 2.433, contra R$2.613, de julho de 2021. Conforme o resultado da pesquisa, a pandemia, o desemprego e a subocupação, além dos reflexos da inflação, são alguns dos fatores que contribuíram para a queda no rendimento médio de quem exerce alguma atividade remunerada no Brasil.

Além disso, técnicos da IDados indicam que os empregos informais ou por conta própria não oferecem as 40 horas semanais e, trabalhando menos horas do que precisam, as pessoas recebem rendimento abaixo do que precisam.