Corpo de Bombeiros abre inscrições para guarda-vidas temporário na Operação RS Verão Total

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 2 de novembro de 2021

Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom SSP

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) está com inscrições abertas para a seleção de guarda-vidas civil temporário 2021/22. São dois processos seletivos visando atender até 600 vagas para o cargo de guarda-vidas temporário, sendo 200 delas para capacitação de novos profissionais e outras 400 para recertificação. As inscrições para o processo seletivo serão realizadas até o dia 2 de novembro de 2021 e podem ser feitas através do link dos processos seletivos do CBMRS. Os selecionados atuarão na Operação RS Verão Total 2021/2022 de novembro de 2021 a abril de 2022, podendo este período ser reduzido, conforme entender o CBMRS.

Para ingressar na capacitação é preciso ter no mínimo 18 anos e, no máximo, 55 anos de idade, no momento da inscrição, além do nível fundamental completo. Para a recertificação, além da idade e escolaridade, é necessário que o candidato já tenha participado de Operação Verão do CBMRS como Guarda-vidas Civil Temporário. O candidato fará, no momento da inscrição, a opção da região a que deseja concorrer, Litoral Norte ou Sul e águas internas. Após a homologação da inscrição, não poderá ser alterada a opção do candidato e ele não poderá atuar em região diversa da escolhida.

O guarda-vida temporário executa funções relacionadas à atividade de salvamento aquático, sempre supervisionado e sob comando dos bombeiros militares. Os servidores temporários estarão, administrativa e operacionalmente, subordinados aos militares do CBMRS. O processo seletivo ocorrerá em três fases, sendo habilitação específica com exames de saúde e mental, exames de aptidão física e capacitação técnica.