Vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre estará disponível em 44 pontos

Primeira dose segue disponível para pessoas com 12 anos ou mais

| Foto: Alina Souza/CP

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre mantém a aplicação da vacina contra a Covid-19 em 44 locais nesta quarta-feira. A primeira dose continua para pessoas com 12 anos ou mais no Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, cinco farmácias e em 36 unidades de saúde, sete delas, Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza, das 8h às 21h.

O Rolê da Vacina estará na Igreja Universal do Reino de Deus, na rua Comendador Manoel Pereira, 190, no Centro, das 9h às 16h. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade com CPF.

A segunda dose da Pfizer será aplicada em 36 unidades de saúde, além do Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres e cinco farmácias parceiras. O intervalo de aplicação das doses  é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose do imunizante pessoas vacinadas até 24 de agosto.

Com relação à segunda dose de AstraZeneca, o intervalo foi reduzido de dez para oito semanas. A mudança vale a partir desta quarta-feira. Assim, poderão buscar a segunda dose pessoas vacinadas com o imunizante até 25 de agosto.

Para a Coronavac, será mantido o intervalo de 28 dias. Quem recebeu a primeira dose até 22 de setembro já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação. Os endereços e locais de vacinação podem ser conferidos no site da prefeitura

Dose de reforço

Poderão receber a dose de reforço pessoas com 60 anos ou mais vacinadas e profissionais de saúde com a segunda dose até 20 de abril, além de imunossuprimidos com esquema vacinal completo até 22 de setembro.

Para profissionais receberem a terceira dose, é preciso apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante do registro no Conselho de Classe. Já imunossuprimidos também devem apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

São considerados os seguintes critérios para a aplicação da dose de reforço em imunossuprimidos:

– Imunodeficiência primária grave
– Quimioterapia para câncer
– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.
– Pessoas vivendo com HIV/Aids
– Uso de corticóides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune
– Pacientes em hemodiálise
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)