Sem acordo, Porto Alegre fica sem nomenclatura

Projeto que denominava a cidade como "Capital da Democracia e da Participação Popular" foi motivo de embates, durante duas sessões, entre os deputados estaduais

Em articulação, deputados encaminharam rejeição ao projeto e nova proposta será apresentada | Foto: Guerreiro / Agência ALRS / CP

A polêmica em torno do projeto que denominava Porto Alegre a “Capital da Democracia e da Participação Popular” retornou ao plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira. O projeto de autoria da deputada Sofia Cavedon (PT) foi rejeitado em acordo entre bancadas. Agora, um novo projeto construído em conjunto será apresentado. “Essa Casa deve produzir convergência”, disse o deputado Beto Fantinel (MDB), um dos articuladores para o acordo entre os partidos.

A discussão do projeto começou na sessão do dia 28 de setembro. Na ocasião, a emenda, de autoria da deputada Any Ortiz (Cidadania), que incluia ao título os dizeres “e da Liberdade Econômica”, foi motivo de discordância entre os parlamentares.

Para garantir a votação, na sessão desta terçaifera, a bancada do PT apresentou um substitutivo que retirava o termo “participação popular”. Entre os argumentos apresentados pelos parlamentares favoráveis à emenda era de que os termos utilizados pela deputada Sofia seriam “historicamente sequestrados pela esquerda”.

Na intenção de defender a proposta em sua forma original, a deputada Luciana Genro (PSol) acusou a deputada Any Ortiz de desrespeitar a colega ao apresentar uma proposta que descaracterizasse o projeto original. Em resposta, a deputada do Cidadania alegou estar apenas exercendo o seu papel como deputada. “Eu jamais desrespeitaria uma mulher. Desrespeitoso é dizer que eu não estou aqui fazendo o meu papel”, reforçou.

Mas, apesar dos embates e da aprovação em plenário da emenda, os parlamentares entraram em acordo e encaminharam, tanto Any quanto Sofia, pela rejeição do projeto.