Prefeitura de Porto Alegre deve normalizar ainda hoje coleta de lixo domiciliar

Empresa terceirizada recolheu mais de mil toneladas de lixo domiciliar nessa segunda-feira

Foto: Divulgação/SMSURB

Após impasse que causou acúmulo de lixo em alguns bairros da Capital, a Prefeitura de Porto Alegre prevê normalizar, por completo, nesta terça-feira, o recolhimento de resíduos domiciliares na cidade. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o serviço de coleta “porta a porta” foi retomado ainda na manhã de segunda-feira. Ao longo do dia, 1.168 toneladas de resíduos foram recolhidos das ruas.

A empresa terceirizada, Litucera Limpeza e Engenharia, segue nesta terça com 69 caminhões operando na cidade com a utilização de mais de 300 trabalhadores – entre garis e motoristas. Além dos bairros já programados na rota de coleta, a empresa intensificou o recolhimento onde existia focos de lixo. A coleta automatizada (contêineres) e de resíduos recicláveis não sofreu prejuízos.

Na última sexta-feira os trabalhadores da terceirizada paralisaram as atividades por conta do atraso no repasse do vale-alimentação. A partir disso, a prefeitura fez acordo com a empresa e disponibilizou ainda na manhã de segunda-feira aporte de R$ 500 mil para quitação do benefício aos trabalhadores.

A Litucera, com sede em Vinhedo (São Paulo), atua em caráter emergencial desde junho na Capital. Nos próximos dias, a empresa precisará apresentar documentação prevista no contrato para receber os demais valores pendentes.