Garis voltam ao trabalho e prefeitura da Capital mantém previsão de normalizar coleta domiciliar nesta terça

São 69 caminhões na ruas com a utilização mais de 300 trabalhadores

Foto: Divulgação/SMSURB

O serviço de coleta domiciliar em Porto Alegre, realizado pela Litucera Limpeza e Engenharia Ltda, foi retomado na manhã desta segunda-feira (18) com a saída das equipes e caminhões da empresa. São 69 caminhões na ruas com a utilização de mais de 300 trabalhadores. A previsão da prefeitura é que a coleta “porta a porta” seja normalizada até esta terça-feira.

O secretário de Serviços Urbanos da Capital, Marcos Felipi Garcia, afirma que os caminhões irão fazer o percurso tradicional da segunda-feira e atenderão outros bairros afetados. Ele lembrou que as coletas automatizadas (contêineres) e de resíduos recicláveis não tiveram prejuízos. “Hoje nós tivemos a retomada da coleta domiciliar de resíduos orgânicos que estava paralisada desde sexta-feira à noite. Lembrando que a coleta automatizada e a coleta de resíduos recicláveis não foi atingida. A gente retomou a coleta para fazer o percurso de segunda-feira e esperamos que na terça-feira esteja a coleta normalizada”, afirma o secretário.

Conforme acordo firmado com a terceirizada, a prefeitura pagará ainda pela manhã R$ 500 mil para quitação do vale-alimentação dos trabalhadores. Essa foi a principal reivindicação que acarretou na paralisação do recolhimento de lixo no final da semana passada. A partir da paralisação, o executivo municipal precisou montar uma operação especial para recolher os resíduos onde existia maior acúmulo de lixo.

Mais de 30 caminhões do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fizeram a coleta durante o fim de semana. Cerca de 40 bairros foram afetados, a maior parte nas zonas Leste e Norte. O prefeito da Capital, Sebastião Melo, chegou a pedir para que a população evitasse depositar o lixo nas calçadas até que a situação fosse normalizada.

A Litucera, com sede em Vinhedo (São Paulo), atua em caráter emergencial desde junho na Capital. Nos próximos dias, a empresa precisará apresentar documentação prevista no contrato para receber os demais valores pendentes. O secretário de Serviços Urbanos afirma que não existe risco de uma nova paralisação por parte dos trabalhadores. “Não existe esse risco. A expectativa é que durante a semana as outras pendências sejam sanadas. A expectativa é que ao longo do mês a coleta siga normalmente”, ressalta.