Porto Alegre registra movimentação tranquila na manhã do ‘Dia D’ de multivacinação

Adolescentes com menos de 15 anos e crianças de até dois anos podem buscar a imunização contra mais de 15 enfermidades

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Os 85 postos de saúde de Porto Alegre abertos para o Dia D de Multivacinação operaram sem filas expressivas, nessa manhã. Em 45 deles, a população também pode encontrar as primeiras, segundas e terceiras doses contra a Covid-19. O foco principal é atualizar as cadernetas vacinais de crianças, de até dois anos, e adolescentes menores de 15 contra mais de 15 doenças diferentes.

Apesar da manhã chuvosa, as unidades de saúde registraram procura, mas sem aglomerações. “Verificamos uma movimentação bem tranquila, o que deve ter sido motivado pelas condições climáticas dessa manhã. Tivemos algumas filas, mas que foram rapidamente dissipadas. As unidades ficarão abertas até às 17h e, por isso, é importante que toda a comunidade compareça para atualização do seu calendário vacinal”, relatou a diretora de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Caroline Schirmer.

Equipes da SMS visitaram as unidades de saúde Morro Santana, São Carlos e Assis Brasil, onde a operação acontecia com normalidade. Para facilitar o acesso da população aos locais de imunização, a prefeitura assegurou transporte gratuito, em 15 linhas circulares, até 19 das 85 unidades abertas, até as 17h. Para consultar os itinerários e linhas disponibilizadas, clique aqui.

Imunização contra a Covid-19 no “Dia D”

A primeira dose da vacina contra Covid-19 em Porto Alegre também está disponível para adolescentes a partir de 12 anos, em 45 unidades de saúde. Nesses locais, há, ainda, segunda dose de Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech para vacinados até 18 de setembro, 7 e 21 de agosto, respectivamente.

Já terceira dose é oferecida para idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde vacinados com a segunda aplicação até 16 de abril (seis meses) e imunossuprimidos vacinados com a segunda dose até 18 de setembro (28 dias), independente do fabricante.

Para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, é preciso apresentar documento de identidade com CPF. Para segunda e terceira dose, documento de identidade e carteira de vacinação. Para a dose de reforço, imunossuprimidos devem comprovar a condição de saúde.

Já os profissionais de saúde devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe. Para as demais vacinas, é preciso apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação da criança ou do adolescente.