Supermercados apontam queda de 2,33% no consumo das famílias em agosto

Foto: Pedro Revillion / CP Memória

O consumo de produtoso pelas famílias brasileiras caiu 2,33% entre os meses de julho e agosto deste ano. A informação faz parte de um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) ao revelar que, na comparação com agosto do ano passado, o consumo caiu 1,78%. Mas, se considerados apenas os meses de 2021, o registro é de alta de 3,15%.

Conforme a entidade os resultados são um reflexo de fatores internos e externos, como a alta da inflação e o desemprego. A cesta de 35 produtos de grande consumo nos supermercados fechou o mês custando R$ 675,73, um aumento de 1,07% em relação a julho passado. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 22,23%.

Os produtos com maiores altas foram a batata (20,9%), o café torrado e moído (10,7%) e o frango congelado (7,1%). As maiores quedas são da cebola (4,9%), tomate (2,3%), farinha de mandioca (1,7%) e o feijão (1,5%).