Prefeitura de Porto Alegre vai avaliar remoção de pintura semelhante a símbolo nazista na Redenção

Executivo afirmou que não há relação entre pintura no parque com suástica

Foto: Ricardo Giusti/CP

Depois que moradores apontaram semelhança entre uma pintura de piso e a suástica – símbolo que caracterizou o nazismo -, em um trecho do Parque da Redenção, a Prefeitura de Porto Alegre informou, nesta sexta-feira, que vai pedir um laudo técnico. O estudo vai verificar se, no projeto original, o desenho já remetia ao símbolo nazista. Caso se conclua que existe relação, o Executivo promete retirar a pintura. A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) vai encaminhar o pedido de laudo.

A imagem do piso na cor vermelha, com um tracejado em preto, ganhou as redes sociais recentemente pela semelhança que alguns frequentadores do parque identificaram com a suástica. A questão logo gerou polêmica e discussões a respeito do significado da pintura.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) informou que os detalhes do piso fazem parte do projeto original e que, na última reforma, em fevereiro do ano passado, o colorido acabou se destacando. A pasta também afirmou que há registros desses detalhes desde 1943. “Considerando que o parque é tombado como patrimônio histórico, cultural, natural e paisagístico de Porto Alegre desde 1997, está sendo solicitado à Secretaria Municipal de Cultura (SMC) um histórico daquele recanto e, uma vez identificada qualquer alusão a elementos nazistas, serão estudadas formas de alterar ou remover o desenho.”

A prefeitura esclarece que não há relação entre a pintura e a suástica nazista. Mesmo assim, o entendimento é de que é importante dar uma resposta à sociedade.

*Atualizada às 19h20min, para acréscimo de informações no primeiro parágrafo