Porto Alegre passa a ter secretário de Inovação

Professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho assume a função

Silva Filho (C), entre o vice-prefeito Ricardo Gomes (E) e o prefeito Sebastião Melo (D). Foto: Giulian Serafim / PMPA

O prefeito Sebastião Melo assinou, nesta quarta-feira, a portaria que nomeia o professor e PHD em Engenharia Civil Luiz Carlos Pinto da Silva Filho como secretário municipal de Inovação.

De acordo com a prefeitura, a pasta, criada no início do ano, cuida da articulação e da execução de políticas públicas de fomento à inovação.

Luiz Carlos Pinto da Silva Filho é, atualmente, coordenador do programa Pacto Alegre e preside o Conselho de Administração da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

Três universidades – PUC, Ufrgs e Unisinos – referendaram a indicação do professor ao cargo. Anunciado como secretário ainda em início de setembro, ele disse, na época, que se vê apto a enfrentar o novo desafio. “Vamos trabalhar para fortalecer cada vez mais essa conexão entre inovação e uma nova Porto Alegre”, declarou.

A sede da Secretaria passa a ser o Plaza Hub, no Hotel Plaza São Rafael, no Centro Histórico. Ainda de acordo com a prefeitura, o local é referência como polo de inovação, tecnologia e empreendedorismo.