Pesquisa estadual mostra aumento na confiança nos médicos e na vacina durante a pandemia de Covid

O estudo, que teve por objetivo conhecer a percepção da sociedade sobre a categoria médica, ouviu mil pessoas em 41 municípios do RS

Foto: Karina Zambrana / ASCOM /MS

Pesquisa encomendada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) aponta que a grande maioria da população gaúcha – cerca de 98% dos entrevistados – considera os médicos importantes para a sociedade. Para 27,9% dos entrevistados a confiança nesses profissionais aumentou durante a pandemia de Covid-19.

A pesquisa também revelou que a população está aderindo cada vez mais à vacinação contra a Covid-19. Em dois meses, o público favorável subiu de 86,9% para 93,6%. Enquanto em todo o país o percentual de pessoas que não pretendem se vacinar é de 5%, no Rio Grande do Sul esse índice cai pela metade: de 5,4%, em maio, para 2,4% em julho.

Para o vice-presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, a pesquisa vem em um momento de questionamentos sobre o investimento feito na ciência, tornando de fundamental importância medir o grau de satisfação do cidadão.

O estudo, que teve por objetivo conhecer a percepção da sociedade sobre a categoria médica, ouviu mil pessoas em 41 municípios do Rio Grande do Sul.

O estudo, feito pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), reafirma uma nova realidade: 91,6% admitem que mudaram os hábitos durante a pandemia. Desses, 32,4% só saem de casa quando é inevitável, e 3,8% seguem totalmente isolados, sem sair de casa de jeito nenhum.

Quando perguntado o que deve ser prioridade no RS – a economia ou a saúde –, mais da metade respondeu que as decisões devem ser tomadas com base na ciência – 51,9% –, enquanto que 40,1% defenderam que as decisões devem priorizar a economia.

Em relação ao conhecimento das instituições médicas, mais de 61% do público pesquisado respondeu que conhece ou já ouviu falar do Cremers como agente fiscalizador e de apoio à Medicina.