Mudança climática já afeta a maioria da população mundial

Equipe analisou cerca de 100 mil estudos publicados entre 1951 e 2018, a respeito do aquecimento global

Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

Os efeitos da mudança climáticas já podem impactar 85% da população mundial, segundo análise de dezenas de milhares de estudos, divulgados nesta segunda-feira. Com o auxílio de sistemas computacionais, uma equipe de pesquisadores analisou cerca de 100 mil estudos, publicados entre 1951 e 2018, a respeito do aquecimento global. “Temos evidências devastadoras de que a mudança climática afeta todos os continentes, todos os sistemas”, disse o autor do estudo, Max Callaghan, à Agência France Presse (AFP).

Callaghan e pesquisadores do Instituto Mercator, com sede em Berlim, mapearam o globo e os impactos da mudança climática. O resultado mostra que 80% da Terra, que abriga 85% da população mundial, é afetada por estudos que preveem mudanças de temperatura e chuvas associadas ao aquecimento global.

Os impactos são menos documentados em países pobres. Tendências nas chuvas e temperaturas na África podem estar relacionadas à mudança climática, “mas não temos muitos estudos documentando as consequências dessas tendências”, explica Max Callaghan, que vê isso como um “ponto cego”.

A pesquisa sobre mudança climática cresceu exponencialmente nos últimos anos, com cerca de 1,5 mil estudos, publicados entre 1951 e 1990, contra 75 mil a 85 mil nos últimos cinco anos.