Guarda Municipal encerra festa clandestina na Ilha dos Marinheiros, em Porto Alegre

Segundo guarnição, evento desrespeitava normas de controle da Covid-19

Operação - que normalmente ocorre nos fins de semana - foi estendida até a terça. Foto: Guarda Municipal/Divulgação

A prefeitura de Porto Alegre revelou, na manhã desta segunda-feira (11), que mais uma festa clandestina foi encerrada na Ilha dos Marinheiros, localizada na zona Norte da cidade. Desta vez, as guarnições receberam um chamado na noite do domingo em razão de um estabelecimento comercial sem alvará, que promovia aglomerações.

De acordo com a corporação, o local também foi autuado por estar aberto além do horário permitido. Poucas horas depois, um grupo de 40 pessoas foi orientado a deixar o Largo dos Açorianos, na Cidade Baixa, por desrespeito aos protocolos de prevenção à Covid-19. Nos outros pontos da cidade, não foram constatadas infrações.

Em razão do feriado prolongado, a operação – que normalmente ocorre nos fins de semana – foi estendida até a terça. “Vamos continuar orientando sobre os protocolos, pois só assim conseguiremos manter a segurança sanitária da população”, afirma o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento.

Festa nas Ilhas terminou em morte há quatro meses

Em julho, uma festa clandestina na Ilha das Flores terminou com a morte de uma jovem de 26 anos. Na oportunidade, um deque desabou – fazendo com que cerca de 50 pessoas fossem jogadas nas águas do Jacuí. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) detectou uma falha estrutural no local. Cinco pessoas foram indiciadas por homicídio no caso.

Denúncias

A maior parte dos locais visitados pelas equipes é selecionada através de denúncias. A orientação é de que as infrações ao decreto de prevenção à Covid-19 em Porto Alegre – dentro, ou fora de estabelecimentos comerciais – sejam reportadas nos números 153 e 156. As ligações são gratuitas e anônimas.