Segunda-feira terá chuva esporádica por todo o RS

Outubro seguirá com temperaturas abaixo da média e dias frios

Foto: Alina Souza/CP

O sol até aparece com nuvens em diversos pontos do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, mas se prevê instabilidade para todas as regiões. Áreas de instabilidade avançam de Oeste para Leste pelo território gaúcho ao longo do dia, trazendo chuva.

As precipitações devem ser irregulares na distribuição com baixos volumes na maioria das localidades, contudo pontos isolados podem ter temporais passageiros com chuva forte, raios e risco de queda de granizo. O vento ainda sopra moderado com rajadas, por vezes fortes no Sul e no Leste do Estado, assim como ocorreu no domingo. A temperatura continua agradável para outubro.

As mínimas rondam os 11ºC em São José dos Ausentes e 15ºC em Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 23ºC em Alegrete e 25ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17ºC e 23ºC.

Embora o começo da primavera ainda tenha marcas características do inverno com alguns dias de frio e geada, estas jornadas frias costumam se intercalar com outras mais quentes e até de calor. Ocorre que o tempo frio ou ameno tem predominado com ausência de calor. Porto Alegre terminou os primeiros dez dias deste mês com temperatura média 2ºC abaixo do que é normal para outubro e nenhum dia com máxima de 25ºC ou mais, que é a média máxima histórica do mês.

A última vez que a capital gaúcha teve uma tarde de calor, considerando um dia de máxima igual ou acima de 30ºC, foi em 12 de setembro com 30,4ºC. Serão, assim, mais de 30 dias seguidos sem nenhuma máxima acima dos 30ºC. Esta é uma realidade que se estende às demais regiões do Sul do Brasil. Todo a parte meridional do país está com temperatura máxima abaixo ou muito abaixo da média até agora em outubro.

A semana que começa terá no Rio Grande do Sul aquecimento na quarta e na quinta com máximas de até 30ºC em algumas cidades. Não será calor intenso e, ademais, durará muito pouco porque no final da semana volta a chover com mais uma frente fria que precede outra incursão de ar frio. A tendência é de que nos próximos 30 dias predominem os dias de temperatura abaixo da média, logo calor será esporádico.