Leilão de blocos para exploração de petróleo e gás inclui Bacia de Pelotas

Com relação aos preços, entretanto, Mastella enxerga impacto de elevação muito forte na volatilidade |Foto: Reprodução / Petrobras

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está realizando nesta quinta-feira, 7, a 17ª Rodada de Licitações de áreas exploratórias de petróleo e gás, quando serão oferecidos 92 blocos, em quatro bacias sedimentares: Campos, Pelotas, Potiguar e Santos. No leilão, sairá vencedor quem apresentar o maior bônus de assinatura (80% de peso) e o maior programa exploratório mínimo (20%).

Os bônus variam de R$ 630 mil, na Bacia de Pelotas, a R$ 122,25 milhões, na Bacia de Santos, e são valores iniciais definidos no edital da licitação. Uma possível aquisição desses blocos e também de áreas da Bacia de Pelotas pela Petrobras foi questionada pela Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O motivo é o mesmo: a sensibilidade ambiental dos projetos.

Bacia de Pelotas compreende aproximadamente 210 mil quilômetros quadrados e se estende do Sul de Santa Catarina até a fronteira com o Uruguai, abrangendo toda a costa do Rio Grande do Sul, estando concentrada, em sua maior parte, no mar.