ANP vende apenas 5 blocos para exploração de petróleo e gás em leilão

Com relação aos preços, entretanto, Mastella enxerga impacto de elevação muito forte na volatilidade |Foto: Reprodução / Petrobras

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) conseguiu negociar apenas 5 dos 92 blocos exploratórios de petróleo e gás ofertados nesta quinta-feira, 7, na 17ª Rodada de Licitações de áreas exploratórias de petróleo e gás. As operações de venda envolveram os preços mínimos de oferta. A arrecadação do governo somou apenas R$ 37,1 milhões no leilão, com contratos que têm o investimento inicial projetado em R$ 136 milhões.

A Shell e sua parceira, a colombiana Ecopetrol, foram o destaque nas aquisições. O leilão foi marcado pela polêmica ambiental. Operações no bloco oferecido na costa do Rio Grande do Norte e na Bacia de Pelotas foi questionada pela Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além de organizações ambientais. O motivo é o mesmo: a sensibilidade ambiental dos projetos.