No ano em que completará 250 anos, Porto Alegre também será sede de uma das maiores feiras de inovação do mundo em 2022, a South Summit. O anúncio, como já era esperado e vinha sendo trabalhado nos últimos anos, ocorreu nesta quarta-feira, durante a feira, em Madrid, na Espanha, na presença do governador Eduardo Leite (PSDB) e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, (MDB). O anúncio ocorreu durante o painel “Opportunities in the Brazilian Ecosistem: The case of Rio Grande do Sul”. No qual o governador fez uma apresentação sobre os investimentos em invocação.
Em seguida, Melo falou sobre os atrativos da cidade, como a redução de impostos para atrair investimentos. Enfatizou ainda a boa relação entre os governos estadual e municipal.
Para Leite, a confirmação é a “cereja do bolo” no conjunto de ações desenvolvidas para estimular a inovação no Estado, além de garantir uma relevância internacional ao Estado. De acordo com o termo assinado pela diretoria da feira e o governador e prefeito, o evento deve ser realizado em março. Os espaços que serão ocupados ainda não foram definidos. Melo espera que a área central da cidade seja explorada.
A importância da feira
Segundo o secretário estadual de Inovação, Luis Lamb, esse tipo de feira abre uma série de oportunidades para o Rio Grande do Sul, como aproximar empresas, startups e fundos de fomento. “É uma grande oportunidade de dar visibilidade ao Rio Grande do Sul em uma grande região da Europa”, enfatizou o secretário, ressaltando que a feira reúne representantes de diversas regiões da Europa.
O evento também impulsiona um novo perfil de economia. “Na economia do século XXI, a tecnologia e a inovação estão no centro das discussões. Para ter uma noção, há dois dias tivemos aquele crash do Instagram e WhatsApp, e muitas pessoas ficaram muitas horas sem poder trabalhar. Isso ilustra a importância da tecnologia e da inovação na vida de todos”, sentenciou.
Outra característica é fortalecer a cultura da “economia aberta”. Na prática, segundo o secretário, significa que grandes desafios de setores, da economia e de regiões (cidades, países) são respondidos por “inovadores”.
Na prática, ocorre que muitas empresas de base tecnológica são capazes de responder mais rapidamente aos desafios do dia a dia por estarem alinhadas às novas tecnologias. “Há várias regiões da Espanha que estão aqui com os seus escritórios e representações, focados em projetos de inovação. Como nós que temos o Inova RS. Isso mostra que a inovação tem que ser a alavanca do desenvolvimento”, pontuou o secretário.
Primeira etapa concluída
A confirmação do evento internacional encerrou a primeira parte da viagem da comitiva gaúcha à Europa. Nesta quarta-feira ainda o grupo se desloca para Barcelona, onde terão encontros e visitas na quinta-feira. Depois, na sexta-feira, a agenda será em Toulouse, no Sul da França.