ERS-239: colisão entre dois veículos deixa um ferido em Sapiranga, no Vale do Sinos

Em 11 dias, ao menos cinco acidentes fatais foram registrados na estrada

Desta vez, homem de 37 anos ficou ferido após colisão em frente ao pórtico de Sapiranga. Foto: CRBM/Divulgação

O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) atendeu, nesta quarta-feira (6), a mais uma ocorrência na ERS-239. Desta vez, um homem de 37 anos ficou ferido após a colisão de dois carros no quilômetro 25 da rodovia, em frente ao pórtico de Sapiranga. Ele dirigia um Clio, que foi surpreendido pela entrada de um Vectra na pista.

A sequência de acidentes na rodovia estadual preocupa os usuários. Um levantamento feito pela RecordTV RS mostra que, nos últimos onze dias, ao menos cinco acidentes com morte foram registrados na estrada. Três deles aconteceram com poucos quilômetros de distância uns dos outros, no trecho que corta o município de Araricá.

Na madrugada da última segunda, um jovem de 24 anos morreu após ser projetado do veículo que dirigia, no quilômetro 34 da ERS-239. Ele teria perdido o controle da direção, batendo na vala central que divide a pista e capotando no sentido oposto. A vítima chegou a ser socorrida, mas perdeu a vida no local.

Em 28 de setembro, um idoso de 72 anos não resistiu a um atropelamento. Conforme o CRBM, ele foi atingido enquanto atravessava a rodovia a pé. Dois dias antes, um homem de 52 anos também havia falecido em uma ocorrência similar. Ele empurrava a neta de um carrinho de bebê, e conseguiu salvar a vida da criança antes de morrer.

Via rural, características urbanas

Segundo a Brigada Militar, a maior parte dos acidentes registrados na ERS-239 seriam evitáveis. A corporação classifica a estrada como “uma via rural com características urbanas”, já que a pista é composta por muitos acessos e retornos. Estes segmentos são considerados de risco por parte das autoridades de trânsito.

Ao menos metade das ocorrências atendidas pelos agentes é causada pela imprudência do condutor; 18% envolvem a travessia arriscada de pedestres, enquanto 4% têm relação com o consumo de álcool por parte dos motoristas. O CRBM tem reforçado o efetivo nos locais mais perigosos, para reduzir a acidentalidade da rodovia.