Fecomércio-RS considera queda de 3% nas vendas para o Dia das Crianças

Decisão permite abertura do comércio a partir desta segunda | Foto: Fabiano do Amaral/Correio do Povo

O comércio gaúcho vai manter o seu volume nominal de vendas registrado em outubro de 2020 para o Dia das Crianças. A estimativa é da Fecomércio-RS que aponta um desempenho negativo se considerado, em termos reais, a inflação, fechando com um resultado negativo em 3%. Na análise apontada pela entidade, esse resultado se explica pela persistência do desemprego, aumento de preços de produtos essenciais como alimentação, energia elétrica e combustível, a alta dos juros, a queda na renda real e a redução da população de crianças no Rio Grande do Sul.

A entidade considera também que a base do ano passado é elevada, já que, apesar da pandemia, as vendas do período foram 10,4% superiores (em termos nominais) ao registrado em outubro de 2019.Entre os presentes que devem ficar entre os mais procurados estão os brinquedos, seguido de vestuário, calçados e eletrônicos.

Na análise da federação, apesar da geração de vagas no mercado de trabalho formal, as pessoas com menor renda ainda são as mais afetadas pela falta de emprego e queda da renda real, e justamente são essas as famílias que concentram o maior número de crianças.