Anvisa aprova estudo clínico com células-tronco para tratar Covid-19

Pesquisa deve ter a participação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Foto: Reprodução/Pixabay/R7

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira, um estudo clínico de fase um e dois com células-tronco mesenquimais alogênicas para tratar pneumonia viral causada pela Covid-19. O estudo também recebeu aval da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

A pesquisa é patrocinada pela Associação Paranaense de Cultura (APC), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e deve envolver 60 pacientes com pneumonia viral causada pelo Sars-CoV-2 em situação moderada ou grave.

“Os dados de segurança coletados durante o ensaio clínico serão supervisionados por um comitê independente de monitoramento de segurança, formado por especialistas independentes de diversas áreas do conhecimento”, disse a Anvisa em nota.

Os centros clínicos que participarão da pesquisa serão o Hospital do Trabalhador (Curitiba-PR), o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (Curitiba-PR), o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (Curitiba-PR), o Hospital Espanhol (Salvador-BA), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Porto Alegre-RS) e o Instituto Nacional de Cardiologia (Rio de Janeiro-RJ).