Governo do RS vai destinar R$ 112,3 mi para inovação

Crédito: Divulgação/Instituto Caldeira

Será nesta quinta-feira, 30, às 14h, que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul anuncia o maior investimento voltado à inovação realizado no estado em 20 anos. O programa Avançar na Inovação vai destinar R$ 112,3 milhões para a área, contemplando a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Serão lançados os editais GameRS e TEC4B – Tecnologia para Negócios, ambos da SICT. O objetivo é que até 2030, o Rio Grande do Sul deverá estar inserido no mapa global da inovação. A apresentação do programa acontecerá a partir do Instituto Caldeira e veiculado ao vivo nas redes sociais do Governo e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT).

O Startup Ecosystem Index Report 2021, ranking global que aponta os melhores ecossistemas para surgimento e crescimento de empresas de base tecnológica aponta que a cidade brasileira melhor colocada no ranking é São Paulo, mas entre as dez primeiras do país estão Curitiba, na segunda posição, Porto Alegre, na quinta, Florianópolis em sexto e Joinville, na nona posição.