Salão de Iniciação Científica mostra 54 trabalhos de pesquisa no setor agropecuário

Sicit ocorre nesta quarta (29) e quinta-feira (30), com apresentações orais de pesquisas nas áreas animal, desenvolvimento rural e vegetal

Divulgação

Realizado há 10 anos e organizado pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), o Salão de Iniciação Científica e Tecnológica – Sicit ocorre nesta quarta (29) e quinta-feira (30), com 32 apresentações orais de pesquisas nas áreas animal, desenvolvimento rural e vegetal. A programação completa, que também conta com o V Wokshop de Pós-Graduação e a Mostra de Pesquisa, pode ser consultada aqui.

Ao todo, foram inscritos 54 trabalhos de iniciação científica e tecnológica de bolsistas de nível superior, ensino médio, estudantes de pós-graduação e mostra de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores do DDPA. Os pôsteres dos trabalhos inscritos podem ser vistos no link padlet.com/xsicit.

O evento será realizado de forma virtual, com transmissão pelo canal de Eventos do DDPA no Youtube. As inscrições para ouvinte estão abertas até dia 28, no link www.even3.com.br/xsicit, e dá direito a um certificado, que pode ser emitido gratuitamente pela mesma plataforma em até 90 dias após o evento.

Espaço Kids
Pela primeira vez, o Sicit contará com um Espaço Kids, também de forma virtual. Organizado pelo GT Mulheres na Ciência do DDPA, é um ambiente voltado para as crianças de mães e pais participantes. O Espaço Kids Virtual terá uma sala própria, exclusiva para as crianças, com atividades síncronas ministradas pelas pesquisadoras do DDPA e uma participação especial da escritora Raquel Ribeiro. Haverá contação de histórias, teatro de fantoches, experiências e atividades lúdicas. As inscrições para o Espaço Kids também ocorrem até dia 28, pela mesma plataforma de inscrição de ouvintes: só é necessário informar, no ato da inscrição, que tem interesse no Espaço Kids e a idade da(s) criança(s) que devem participar.

“Comunicação, ciência e sociedade”
O tema do X Sicit este ano é “Comunicação, ciência e sociedade”, e a parte da manhã de quarta-feira será dedicada a palestras sobre o assunto. O primeiro palestrante será o dr. Luiz Almeida, do Instituto Questão de Ciência, que falará sobre “Comunicação: A imunização contra o negacionismo”. Na sequência, o prof. Dr. Gilson Volpato, do Instituto Gilson Volpato de Educação Científica, abordará o tema “Comunicação, ciência e sociedade”. Para encerrar o ciclo de palestras, a dra. Melanie Fontes-Dutra, da Rede Análise Covid-19, falará sobre “Divulgação científica em tempos de pandemia”.

Sobre o Sicit
O X Sicit, V Workshop de Pós-Graduação e a Mostra de Pesquisa têm como objetivos possibilitar aos alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores do DDPA, e de outras instituições, apresentarem os resultados de suas atividades de pesquisa, estimulando curiosidade científica, raciocínio lógico, senso crítico, responsabilidade e entusiasmo pela ciência. Também busca despertar o interesse na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e processos inovadores, divulgando a geração de conhecimento e a transferência de novas tecnologias e serviços para a agropecuária gaúcha.