Feira do Livro de Porto Alegre terá Fabrício Carpinejar como patrono e programação híbrida

A 67ª ocorrerá de 29 de outubro a 15 de novembro

Fabrício Carpinejar tem 47 anos, 47 livros publicados e mais de 20 prêmios literários | Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação / CP

Parece que foi ontem o dia em que a Feira do Livro de Porto Alegre deixou as ruas naquele 17 de novembro de 2019, após cerca de 227 mil livros vendidos e um público de 1,3 milhão de pessoas em 17 dias. Em 2020, por óbvios motivos pandêmicos, a festa literária foi toda digital, mas quase dois anos depois, a Câmara Rio-Grandense do Livro traz a Feira do Livro de volta às ruas sob o tema “Para Ler um Novo Mundo”, de 29 de outubro a 15 de novembro. O mundo definitivamente não é mais o mesmo após 19 meses de pandemia global da Covid-19. Em uma edição híbrida, a literatura é o elo capaz de manter a humanidade, a empatia, a esperança e a resiliência dos povos. Tendo como patrono o poeta e cronista Fabrício Carpinejar e com todos os cuidados necessários ainda vigentes, a Praça da Alfândega e arredores terá 56 livreiros e/ou associados da CRL de volta às suas barracas, com dicas de leitura, descontos e saldos. O sorteio de localização no novo mapa acontece nesta quarta, 29 de setembro, e todos terão também espaço no site da Feira, para a realização de vendas através de suas lojas virtuais ou via whatsapp.

Conforme o presidente da Câmara do Livro, Isatir Bottin Filho, todas as atividades continuarão sendo realizadas de forma gratuita, algumas presenciais e outras com transmissão on-line, sempre mantendo o caráter popular de encontro que caracteriza a Feira. Como a esperança de dias melhores passa pelos pequenos a programação terá muito espaço para o lúdico e para a criação. No espaço Floresta Encantada, gnomos, fadas e seres fantásticos dão voz a contações de histórias com o tema “A poesia pede passagem”. Sônia Zanchetta é a coordenadora das atividades de literatura infantil, juvenil e de formação de leitores. O agendamento para a programação da primeira infância deve ser solicitado, a partir de 4 de outubro, pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br.

A programação oficial da área geral segue com a jornalista, escritora e editora Lu Thomé, mesclando nomes instigantes da literatura internacional, brasileira e local. Segundo Lu, são 36 encontros em lives transmitidas, às 18h e 19h30min, de um estúdio criado no Memorial do Rio Grande do Sul, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), que apoia o evento. “Teremos ainda uma data especial para experimentar tudo isso antes da abertura”, adianta. O Espaço Cultural dos Correios, além da administração da Feira, abrigará em seu prédio histórico as sessões de autógrafos coletivos. Já o Pavilhão de Autógrafos individuais segue ao ar livre, em sessões reduzidas e espaçadas, que somam 360 ao longo da Feira.

O elo que une todas estas atividades reúne três autores, patronos históricos especiais, dois vivos e um imortal em seus textos, que foram e serão patronos com idades entre 40 e 50 anos. Jeferson Tenório, o patrono em 2020 com 43 anos, que marcou uma nova fase, enfrentou com a força de sua literatura os desafios da única Feira totalmente on-line passando o bastão para Fabrício Carpinejar, hoje com 48 anos (completa 49 em 23 de outubro), que ajuda os leitores na transição feita por sua poesia e suas crônicas de entendimento do comportamento humano. Ambos evocam outro patrono de outra geração, mas que tinha idade próxima quando foi patrono em 1995, três meses antes de sua morte, Caio Fernando Abreu, na época com 47 anos.

Com 47 livros publicados, e mais de 20 prêmios literários, entre eles duas vezes o Prêmio Jabuti, Fabrício Carpinejar é um dos escritores contemporâneos brasileiros mais reconhecidos do país. Suas obras transitam entre diversos gêneros como poesia, crônicas, infanto-juvenis e reportagens. Seu mais recente livro é “Coragem de Viver” (Editora Planeta), em homenagem à figura materna. A obra “Colo, por favor!”(2020), a primeira análise sobre o isolamento social, já está na sétima edição e “Cuide Dos Seus Pais Antes Que Seja Tarde” (2018), figurou entre os mais vendidos no país na categoria Não Ficção, de acordo com a lista da revista Veja e foi tema do TEDx Fortaleza de 2019.

SERVIÇO

O que: 67ª Feira do Livro de Porto Alegre
Tema: Para ler um novo mundo
Patrono: Fabrício Carpinejar
Quando: de 29/10 a 15/11/2021
Onde: Praça da Alfândega site www.feiradolivropoa.com.br e www.youtube.com/user/feiradolivro
Horário: das 10h às 19h30min
Quem: 56 expositores (cerca de 60% em relação a 2019)

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile