Para embalar, Grêmio visita o Athletico Paranaense visando deixar o Z4 do Brasileirão

Tricolor pode sair da zona de rebaixamento até em caso de empate na Arena da Baixada às 18h15min

Tricolor pode deixar a zona de rebaixamento se vencer | Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação / CP

A saída da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro nunca esteve tão palpável para o Grêmio. A 22ª rodada pode marcar a virada definitiva na competição. Uma terceira vitória consecutiva – o Tricolor vem de resultados positivos contra Ceará e Flamengo – neste domingo, contra o Athletico Paranaense, às 18h15min, na Arena da Baixada, pode tirar o time de Luiz Felipe Scolari do grupo daqueles que hoje estariam rebaixados.

Dependendo dos resultados paralelos, até mesmo um empate serve para que o Grêmio possa respirar um pouco mais aliviado. É algo alentador para uma equipe que se vê afundada no Z-4 desde o início do Brasileirão, mas que tem mostrado uma reação desde que Scolari assumiu o comando técnico. Felipão sempre foi realista em suas análises da situação do clube na tabela de classificação e aproveitou suas entrevistas para escancarar que a dificuldade de sair da parte de baixo seria imensa.

Tanto é verdade que, em 11 jogos sob o comando de Scolari, o Grêmio tem seis vitórias, três derrotas e dois empates, o que representa um aproveitamento de 60,6%. Mais do que suficiente para brigar na parte de cima da tabela, mas insuficiente, até o momento, para tirar o Grêmio da zona da degola, tamanho o estrago feito no começo do Campeonato Brasileiro, quando o técnico era Tiago Nunes.

Felipão apostará na continuidade no confronto deste domingo. Os 11 titulares que iniciaram contra o Flamengo, no Maracanã, na rodada passada, começam o jogo em Curitiba. Não há motivos para alterar a equipe. Nem mesmo o retorno de Douglas Costa fará com que Felipão mexa na escalação. O atacante ficará como opção no banco de reservas. Ferreira, Alisson e Borja terão sequência juntos. A zaga também segue com os jovens Ruan e Rodrigues.

O Athletico Paranaense venceu o Peñarol na quinta-feira por 2 a 1, fora de casa, no duelo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana. Com o jogo de volta marcado para a próxima semana, em Curitiba, existe a possibilidade de que o Furacão preserve alguns de seus titulares na partida com o Grêmio.

Campeonato Brasileiro – 22ª rodada

Athletico-PR

Santos; Zé Ivaldo, Lucas Fasson e Nicolas; Marcinho, Richard, Christian e Abner; David Terans, Nikão e Bissoli. Técnico: Paulo Autuori.

Grêmio

Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha; Thiago Santos, Lucas Silva e Villasanti; Alisson, Borja e Ferreira. Técnico: Felipão.

Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP).
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP).
Data: 26 de setembro
Horário: 18h15min
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)