Rádio Guaíba promove palestra em escola municipal de Porto Alegre para celebrar o dia nacional do rádio

Carlos Guimarães comandou uma bate-papo descontraído com alunos do 7º ao 9º ano da E.M.E.F José Mariano Beck

Foto: Ana Carolina Aguiar / Rádio Guaíba

Na manhã desta sexta-feira, o coordenador de esportes da Rádio Guaíba, jornalista Carlos Guimarães, esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mariano Beck, na zona Leste de Porto Alegre, para participar de uma atividade comemorativa ao dia nacional do rádio, celebrado neste sábado. O comentarista comandou um bate-papo com alunos do ensino fundamental sobre a história de um dos meios mais tradicionais de comunicação e os desafios da profissão de radialista na atualidade, em um universo conectado e multiplataforma.

A diretora da instituição celebrou a realização do evento e disse que o grupo, com cerca de 20 alunos do 7º ao 9º ano, pretende colocar em funcionamento a antiga central de comunicação da escola, montando uma rádio que, além de transmitir as informações escolares, vai servir à prestação de serviços à comunidade. “Para todos nós foi extraordinário receber a Rádio Guaíba, representada hoje aqui pelo Carlos Guimarães, na nossa escola. Ao contrário da maioria das visitas que recebemos, que são para trazer problemas, essa trouxe soluções. Além da temática pedagógica, acredito que todos nós ouvimos mais rádio do que assistimos televisão durante a pandemia e percebemos o poder e a importância que o rádio possui em nossas vidas”, destacou Elizabeth Masera, diretora da escola, localizada no bairro Bom Jesus.

No encontro também foram distribuídos materiais produzidos pela equipe da Rádio Guaíba, sobre a história da radiodifusão e da emissora. Os jovens se surpreenderam ao conhecer alguns episódios marcantes transmitidos pelas ondas sonoras da frequência FM 101.3 e AM 720, como o da “Legalidade”, comandada pelo então governador do Estado Leonel Brizola, no ano de 1961. As histórias dos bastidores da cobertura dos títulos mais recentes da dupla Grenal também foram tema da conversa.

Ao fim do encontro, a turma produziu um pequeno texto que vai ser publicado nas redes sociais da escola. “No fim, um jornalista ainda entrevistou alguns alunos sobre o que achamos da palestra”, escreveram, ao fazer referência aos profissionais da Record TV que faziam a cobertura do evento, para veiculação de matéria no programa Balanço Geral RS. A equipe da Rádio Guaíba também recebeu convite para retornar à instituição para a reinauguração da rádio escolar, a cargo dos estudantes e com a supervisão dos professores.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile