Pesquisa revela que 74% dos municípios brasileiros não registraram óbito por coronavírus nesta semana

Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) ouviu 2.461 gestores municipais de 20 a 23 de setembro

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

A 26ª edição da Pesquisa realizada semanalmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) identificou que 74% dos municípios brasileiros não registraram mortes por coronavírus entre 20 e 23 de setembro. No período, o levantamento ouviu 2.461 prefeitos (44% do total de 5.570), em que apenas 5% relataram ter aumento em relação aos óbitos em decorrência da doença.

Além disso, 59% dos gestores disseram não ter tido novas internações e 25% responderam que a cidade não registrou novos casos de Covid-19 no intervalo que ocorreu a pesquisa.

Conforme a CNM, a vacinação também pautou o balanço. Sobre isso, 63% dos prefeitos destacaram estar vacinando adolescentes sem comorbidades e 60% dizem já estar aplicando a dose de reforço. Ainda de acordo com a entidade, a pesquisa mostrou que 75% dos municípios mantiveram a vacinação de adolescentes mesmo após nota técnica do Ministério da Saúde publicada na semana passada orientando a retirada desse grupo da campanha de imunização.

Contudo, mesmo com o avanço na imunização contra o coronavírus, uma em cada cinco cidades pesquisadas ficou sem imunizantes nesta semana, totalizando 21% ou 508 localidades. Dessas, 45% apontaram que faltou vacina para a primeira dose, especialmente a da Pfizer (80%). Já 70% dos gestores municipais afirmaram que não conseguiram completar o esquema vacinal da população. Nesse caso, a vacina que apresentou a maior falta é a da Astrazeneca (96%).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile