Bolsonaro: Brasil enfrenta crise hídrica “com planejamento”

Presidente participou de painel da ONU focado em energia e defendeu matriz energética do país

Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta sexta-feira, que o Brasil enfrenta a maior crise hídrica “dos últimos 91 anos” com “planejamento, seriedade e transparência”.

“São tarefas enormes que o mundo tem pela frente: aprofundar a descarbonização nos transportes; ampliar a geração de energia para as nossas necessidades de desenvolvimento; ou ainda lidar com os desafios climáticos, de que é exemplo a atual escassez hídrica no Brasil, que estamos enfrentando com planejamento, seriedade e transparência”, afirmou.

Bolsonaro deu a declaração em um vídeo gravado, enviado à Organização das Nações Unidas (ONU) e exibido durante o Diálogo de Alto Nível sobre Energia, evento da ONU sobre energia convocado pelo secretário-geral da entidade, António Guterres. É a primeira vez que os líderes se reúnem especificamente para debater essas questões.

Guterres afirmou que 760 milhões de pessoas não possuem acesso à eletricidade. Ele disse ainda que 2,6 bilhões não dispõem de energia limpa para cozinhar.

Bolsonaro afirmou que “o Brasil tem, de longe, uma das matrizes energéticas mais limpas entre as maiores economias do mundo”.

“Mais de 47% da nossa matriz energética e mais de 80% da nossa matriz elétrica são renováveis. Somos exemplo de transição energética, processo que, no Brasil, teve início nos anos 1970”, disse o presidente.

Foi a segunda aparição de Bolsonaro em um evento da ONU nesta semana. Na última terça-feira, ele esteve presencialmente em Nova York, nos Estados Unidos, onde discursou na abertura da Assembleia-Geral.

Desde então, Bolsonaro está no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após os ministros Marcelo Queiroga (Saúde), que acompanhou as agendas em Nova York, Bruno Bianco (AGU) e Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) testarem positivo para Covid-19.

A participação do presidente no evento da ONU não fazia parte da agenda oficial, que exibia a mensagem “sem compromissos oficiais” para esta sexta.

Do Alvorada, Bolsonaro transmitiu a live semanal em redes sociais, como de costume, na noite desta quinta-feira, e pediu que as pessoas reduzam o consumo de luz – evitando, inclusive, o uso de chuveiros elétricos e elevadores.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile