Anatel aprova edital 5G e leilão será no começo de novembro

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta sexta-feira, 24, a aprovação, pelo seu Conselho Diretor, da última versão do edital 5G, a nova geração de internet móvel, e marcou o leilão das faixas de frequência para 4 de novembro. A previsão oficial é que o 5G comece a ser ofertado a partir de julho de 2022, inicialmente nas capitais dos estados. O edital deve ser publicado até segunda-feira, 27.

O leilão envolvendo o novo sistema prevê a oferta para as operadoras de telefonia de quatro faixas de frequência: 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz; e 26 GHz, que são similares a caminhos utilizados para transmissão de dados pela internet de quinta geração. O direito de exploração das faixas será de até 20 anos, em um leilão dividido entre lotes nacionais e regionais.

As operadoras de telefonia que arrematarem as faixas vão precisar comprar e instalar os equipamentos necessários para oferecer o serviço aos seus clientes, como por exemplo as torres de transmissão. As quatro faixas que serão leiloadas foram avaliadas inicialmente pela Anatel em R$ 45,6 bilhões, sendo o valor que as empresas deveriam pagar ao governo pelo direito de explorar as faixas. Entretanto, esse valor foi transformado em exigências de investimentos por parte das vencedoras do leilão.

Entre as contrapartidas previstas para quem vencer o edital estão disponibilizar 5G nas capitais do país até julho de 2022; levar internet 4G para as rodovias do país; construir uma rede privativa de comunicação para a administração federal; instalar rede de fibra óptica, via fluvial na região amazônica; e levar internet móvel de qualidade às escolas públicas de educação básica.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile