Embrapa promove Semana Tecnológica em Cereais de Inverno

Eventos vai reunir diversos públicos na Embrapa Trigo

Fonte: Emater/RS-Ascar

Na semana de 27 a 30 de setembro, a Embrapa Trigo promove a CerealTec – Semana Tecnológica em Cereais de Inverno. O evento vai dividir o público em grupos de interesse, com programação voltada à temática leite, forrageiras, ração, produção de sementes, cerealistas, assistência técnica e revendas.

De acordo com o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Faé, a programação visa atender diferentes parceiros da pesquisa e contempla uma série de ações que estão sendo desenvolvidas para levar o conhecimento até o produtor rural: “Na busca pela otimização do inverno, estamos trabalhando para difundir estratégias para uma melhor rentabilidade no cultivo de cereais de inverno, apontando alternativas de mercado tanto na alimentação humana como na alimentação animal”.

Oportunidades na alimentação animal

A produção de cereais de inverno no Brasil sempre esteve voltada à alimentação humana, como o trigo na panificação ou a cevada para a malteação. A aveia preta comum é a exceção, utilizada tradicionalmente para produção de forragem no inverno ou cobertura de solo.

Contudo, a escassez do milho e a crescente demanda de forragem para suprir a produção de carne, ovos e leite estão abrindo espaço para o aumento da área de cultivo com cereais de inverno. “A pesquisa tem investido em genética capaz de oferecer maior oferta de forragem e grãos com maior teor de proteínas. Hoje temos trigos que permitem até 14 ciclos de pastejo na pecuária. Na alimentação de suínos e aves, grãos de cevada, trigo e triticale com mais proteína, que podem substituir o milho na ração. Silagem de excelente qualidade e menor custo pode ser produzida no inverno. São esses resultados que vamos mostrar na CerealTec”, explica o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, lembrando que o evento será uma oportunidade para a troca de experiências e ampliar horizontes sobre o cultivo de inverno.

A CerealTec também vai apresentar lançamentos e cultivares em nível pré-comercial em aveia, trigo, triticale, cevada e soja.

A programação completa está disponível no site da Embrapa Trigo, com possibilidade de inscrição prévia no tema de interesse. O CerealTec tem a parceria da Embrapa Suínos e Aves, com o apoio da Sulpasto, ACERGS, Emater/RS, CCGL-RTC, Apassul, Unicafes, ABPA, Senar-RS e Farsul. O evento será realizado com qualquer tempo na vitrine de tecnologias da Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS, às margens da BR 285, km 294. Informações através do telefone 54-3316-5800.

Tema e públicos sugeridos para cada dia de evento:
27/09, 14h – Cereais de inverno na produção de leite.
28/09, 9h – Cereais de inverno na produção de ração.
28/09, 14h – Forrageiras de inverno.
29/09, 8h30 e 14h – Produtores de sementes licenciados
30/09, 9h – Empresas cerealistas
30/09, 14h – Assistência técnica, consultores e revendas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile