Conab colhe dados no RS para o primeiro levantamento da safra

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está em campo no Rio Grande do Sul para realizar o primeiro levantamento da safra de grãos 2021/22. Os trabalhos tiveram início na terça-feira (22) e devem analisar as culturas de inverno (trigo, cevada, aveia, canola) para estimar a produção, área e produtividade desses cultivos. Já nas culturas de verão, as informações avaliadas são as do milho 1ª safra, que teve semeadura iniciada no mês de agosto.

A modalidade é de pesquisa mista, combinando os dados obtidos remotamente com produtores e instituições parceiras e os levantados diretamente nas lavouras. Atualmente, há cerca de 50 informantes cadastrados que representam todo o estado, situados nas diversas regiões agroclimáticas pré-estabelecidas. Os municípios visitados nesta etapa de levantamento, preferencialmente para as culturas de inverno, são: São Borja, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Ijuí, Cruz Alta, Panambi, Campo Novo, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Sarandi, Ibirubá, Não-Me-Toque, Passo Fundo, Erechim, Lagoa Vermelha, Vacaria, Soledade, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Bagé e Pelotas. Esses municípios fazem parte dos roteiros criados para que cada técnico visite o maior número de informantes, devido à logística estabelecida.

Este primeiro levantamento terá como foco principal, no caso do Rio Grande do Sul, a cultura do trigo, para verificar a extensão dos efeitos causados por adversidades climáticas recentes, como  geadas e restrições hídricas que ocorrem desde o final de junho. Na cultura de verão, os técnicos verificam ainda os efeitos da estiagem no estabelecimento da cultura de milho em 11 municípios.

Na última safra, o trigo no estado foi prejudicado pela ocorrência de geadas tardias, quando as lavouras, em grande parte, encontravam-se em fases críticas de seu ciclo produtivo para os efeitos negativos desse fenômeno. Para esta safra, as análises devem responder sobre o possível aumento esperado na produtividade média e na área cultivada, que poderão elevar a oferta de produto no estado.

A divulgação dos resultados desta pesquisa ocorrerá no dia 7 de outubro, durante o 1º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile