Ceasa celebra 15 anos da Central de Flores e chegada da primavera

Até sábado (25), a Central de Flores será palco de palestras, oficinas, workshop, dança e lançamento de livro

A abertura da programação em homenagem à estação das flores e aos 15 anos do setor que produz e vende múltiplas espécies nas Centrais de Abastecimento do Estado (Ceasa), de Porto Alegre, ocorreu nesta terça-feira (21) e contou com a presença de diretores e gerentes da empresa, de autoridades, permissionários, clientes e imprensa. Até sábado (25), a Central de Flores será palco de palestras, oficinas, workshop, dança e lançamento de livro, durante a Semana da Primavera.

O presidente Ailton dos Santos Machado destacou a importância deste evento para a Ceasa, as melhorias estruturais realizadas no pavilhão onde eles estão localizados e o trabalho de produtores e lojistas. Também se colocou à disposição dos permissionários para qualquer eventualidade.

Representando a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural na solenidade de abertura da Semana da Primavera, o chefe de gabinete Erli Teixeira ressaltou a qualidade dos produtores deste segmento. Em nome do prefeito de Porto Alegre, o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, louvou o trabalho e a dedicação de todos e disse que as flores mudam o astral das pessoas. Destacou também a pujança econômica desse mercado. “Um hectare de flores bem trabalhado gera mais emprego e renda do que 200 hectares de soja. É a atividade produtiva mais rentável da agricultura”, comparou.

Para o gerente técnico operacional da Ceasa, Paulo Regla, a perseverança dos comerciantes diante das dificuldades impostas pela pandemia é um fator a ser exaltado e comemorado. Representando produtores e lojistas, Bia Lemos falou sobre a história do setor. Disse que a Central foi criada em 2006, citou o espaço dedicado ao sombrite e agradeceu aos colegas pelo aprendizado nesses anos de convivência.

Central de Flores

Atuam hoje na Central de Flores 20 empresas e 15 produtores. Além de flores, há plantas ornamentais, arbustos, algumas espécies de árvores, mudas de hortaliças e comercialização de vasos e acessórios de decoração.

Em 2020, o total comercializado pelos permissionários foi de R$ 3,96 milhões. Entre os itens mais vendidos estavam crisântemos (56,98 mil pacotes), rosas (47,13 mil pacotes) e violetas (42,05 mil unidades).