Reuniões de bancos centrais também agita o mercado financeiro

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

A montanha russa do mercado financeiro se mantém com as reuniões previstas dos bancos centrais dos Estados Unidos (Federal Reserve) e o Comitê de Política Monetária do Banco Central brasileiros. As duas reuniões iniciam nesta terça-feira e terminam amanhã, quarta. O encontro do Copom definirá a nova taxa Selic, que está em 5,25% ao ano e as apostas remetem para a elevação de 1 ponto percentual, elevando para 6,25% a taxa de juros.

Entretanto, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deu uma esfriada nas expectativas ao afirmar que a autoridade não irá alterar o plano de voo de política monetária a cada número novo de alta frequência de inflação. No relatório Focus desta segunda-feira (20), a projeção do mercado financeiro indica uma taxa de 8,25% ao ano no final de 2021.

Já o Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, divulga as novas projeções econômicas para os norte-americanos, e analistas apostam que a alta de juros pode começar por lá, com um impacto nos mercados globais.