Primavera vai ter chuva irregular e fenômeno La Niña

Nova estação começa, às 16h21min desta quarta-feira, com previsão de temporais no primeiro mês

Foto: Mauro Schaefer/CP

A primavera começa, nesta quarta-feira, às 16h21min, com previsão de temporais no primeiro mês. De acordo com a MetSul Meteorologia, a estação pode transcorrer com o Oceano Pacífico sob o fenômeno La Niña. O período – que marca a transição para o verão – deve ter chuva irregular mais uma vez, a exemplo do ano passado.

Conforme a MetSul, historicamente, os efeitos do fenômeno La Niña na chuva são sentidos mais no fim da primavera e no começo do verão. A meteorologista Estael Sias explica que, à medida que o verão se aproximar, a irregularidade da chuva tende a se ser ainda maior. “O fenômeno climático La Niña pode trazer maior frequência de granizo, então pode ter prejuízo para o hortifrutigranjeiros, especialmente, nesse começo da estação”, observa.

A MetSul projeta grande variabilidade de chuva de região para região, com tendência de volumes abaixo da média histórica durante grande parte da primavera no Sul do Brasil. “Preocupa mais do meio para o final (da primavera), com a diminuição da chuva, que pode trazer prejuízos para o milho e também para a implementação da soja, dependendo muito como vai estar o nível de umidade do solo”, reforça Estael.

Episódios de chuva volumosa e intensa regionalizados são esperados com acumulados de precipitação muito altos em curto período, mesmo com o Pacífico sob o La Niña. “Mesmo depois, ao longo do verão, na fase de enchimento de grãos, que já sai da primavera”, completa Estael.

A MetSul lembra que a estação que começa nesta quarta é o período do ano com maior frequência de tempestades. Neste ano, porém, com o Pacífico Leste mais frio do que o normal ou sob o La Niña, essa frequência tende a ser menor. O alerta, ainda assim, é de os temporais sejam intensos, quando ocorrerem, em razão do maior contraste térmico entre massas de ar frio e quente.

Por tendências históricas, a MetSul reforça que o risco de granizo é especialmente mais elevado quando o Oceano Pacífico está sob o La Niña, como é o caso da primavera deste ano. No caso do Rio Grande do Sul, as regiões Central e Noroeste, a Serra, o Planalto e os Campos de Cima da Serra são aquelas com maior propensão para chuva com pedras de gelo.

Na primavera, aumenta também a frequência de dias de calor. De acordo com a MetSul, o começo da estação ainda deve ser ameno, inclusive com frio em alguns dias, ao passo que o final já segue o padrão típico de verão. Já entre novembro e dezembro, são esperadas ondas de calor e marcas perto ou acima de 40°C.

*Com informações do repórter Felipe Samuel