O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta segunda-feira o retorno das atividades presenciais em 18 de outubro. Segundo ele, a decisão, tomada em reunião da Mesa, chegou hoje ao conhecimento do colégio dos líderes, para que partidos e lideranças possam fazer sugestões sobre o funcionamento da Casa. Lira afirmou que os deputados receberam bem o anúncio.
Segundo o presidente, a votação passa a ser presencial, com o funcionamento do registro de presença e votação por meio da biometria. Está sendo analisada, ainda, a necessidade de os requerimentos obstrutivos continuarem por sistema remoto. “Mas mérito, votação de destaques, de emendas, serão presenciais”, afirmou Lira.
A Câmara, assim como o Senado, decidiu realizar sessões remotas no plenário a partir de março do ano passado devido à pandemia. Os trabalhos nas comissões foram interrompidos desde então.
Neste ano, no entanto, houve uma tentativa, por parte de Lira e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), de retomar aos poucos as atividades presenciais no Congresso. As eleições dos dois e dos demais integrantes das Mesas do Congresso, por exemplo, foram realizadas de forma presencial.