Em uma semana, RS registra alta de 30% em novos casos de coronavírus

No mesmo período, mortes também aumentaram em 10%

Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

O Rio Grande do Sul registrou aumento de 30,5% em novos casos de coronavírus, na comparação entre os períodos de 6 a 12 de setembro e de 13 a 19. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesse intervalo de tempo o número de contaminados chegou a de 8.096 e 10.570, respectivamente.

Além do acréscimo nas infecções, o desempenho relacionado às mortes também piorou em território gaúcho. No mesmo período, foram confirmados 130 óbitos na semana retrasada ante a 144 semana com término neste domingo, o que corresponde a um aumento de pouco mais de 10% nesse indicador.

UTI

A ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) se mantém em estabilidade no Rio Grande do Sul. Assim como em toda semana passada, o índice nesta tarde é de 56,6% de lotação. Entretanto, o número de regiões Covid sem leitos de UTI na rede privada saltou de quatro para cinco (de um total de 21). Já as instituições públicas seguem com cenário confortável, em que nenhuma área registra falta de vagas nesta segunda.

Em Porto Alegre, a ocupação dos leitos de alta complexidade está em 72%, sendo que apenas o Hospital Ernesto Dornelles (125%), de um total de 18 casas de saúde monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), opera com superlotação. Na instituição, dos 26 pacientes em estado grave, quatro tiveram diagnóstico de Covid-19 confirmado.