A Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha informou, nesta segunda-feira, o cancelamento de desfile farroupilha para reunir esforços em contabilizar os estragos pelo temporal, registrado na noite desse domingo, e apoiar às famílias afetadas. O município do litoral Norte, com mais de 43 mil habitantes, decretará situação de emergência ainda nesta segunda-feira.
Em publicação nas redes sociais, o prefeito Rodrigo Massulo afirmou que a situação é “preocupante”. Ele citou que até o momento são oito escolas municipais danificadas, um posto de saúde e, por levantamento extraoficial da Defesa Civil, mais de 100 casas destelhadas, sem contar árvores e postes caídos.
“Estamos lançando neste momento uma campanha e precisamos da solidariedade da nossa gente. Quem tiver colchão, telhas, alimentos e roupas pode levar no Corpo de Bombeiros de Santo Antônio. Temos uma equipe da Secretaria de Obras na rua também!”, escreveu Massulo no Facebook.
O forte temporal que chegou ao Estado na noite de ontem também provocou uma série de estragos em outros municípios gaúchos. Em Tramandaí, as ruas ficaram alagadas e a água chegou a invandir os corredores do hospital da cidade.