A operação de combate às infrações sanitárias dispersou 450 pessoas que estavam aglomeradas nos bairros Moinhos de Vento, Cidade Baixa e Centro Histórico, em Porto Alegre, na madrugada deste sábado (18). Participaram da ação agentes da Guarda Municipal, Brigada Militar e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Como a noite foi chuvosa, o movimento nas ruas da Capital foi bem menor do que o habitual. “O maior foco de aglomerações era o Moinhos de Vento. A última madrugada foi relativamente calma, em comparação às últimas, em razão do mau tempo”, relata o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento
Instabilidade climática reduziu a circulação de pessoas nas ruas. Vídeo: Guarda Municipal de Porto Alegre/Divulgação
Além da fiscalização em via pública, as guarnições também visitaram estabelecimentos comerciais. A quadra da escola de samba Império da Zona Norte, localizada no bairro Navegantes, foi interditada por falta de alvará. O local receberia uma festa, e foi visitado de forma preventiva pelas forças de segurança.
“Nós estávamos cientes deste evento. Antes dele iniciar, os fiscais da prefeitura tomaram ciência de que não havia alvará para aquele local ali e efetuaram as autuações. Diante da chuva, concentramos os nossos esforços nos estabelecimentos comerciais. 99% deles estavam dentro dos regramentos propostos”, ressalta Nascimento.
Denúncias
A maior parte dos locais visitados pelas equipes é selecionada através de denúncias. A orientação é de que as infrações ao decreto de prevenção à Covid-19 em Porto Alegre – dentro, ou fora de estabelecimentos comerciais – sejam reportadas nos números 153 e 156. As ligações são gratuitas e anônimas.