Ministério da Saúde lança Plano Nacional de Testagem da Covid-19

Pasta espera distribuir 60 milhões de testes rápidos da doença até o fim deste ano

Foto: Reprodução / Twitter oficial do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde lançou, nesta sexta-feira, em Natal (RN), o Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19. A previsão é distribuir mais de 60 milhões de testes de antígeno até o fim de 2021. Inicialmente, seis cidades foram atendidas pelo projeto – Natal, Porto Velho, Campo Grande, Macapá, Belo Horizonte e Foz do Iguaçu, no Paraná. Foram enviados a essas localidades 4 milhões de testes rápidos de antígeno.

Os resultados do plano servirão para monitorar os índices de contágio e as variantes do novo coronavírus e orientar sobre medidas de controle da circulação do vírus nas cinco regiões do país. Quem fizer o teste e tiver resultado positivo vai ser orientado a iniciar o isolamento social. “O vírus é o nosso único inimigo, nós estamos conseguindo vencer ele através da testagem da população. No começo da pandemia era difícil realizar os testes, porque a infraestrutura não só do Brasil, mas do mundo todo não existia. Hoje, os nossos sistemas foram aprimorados com investimento do Ministério da Saúde para realizar testes. E a tecnologia evoluiu, agora nós temos os testes rápidos de antígenos que em 15 minutos nos dão resultados”, afirmou o ministro Marcelo Queiroga durante o evento.

Em Natal, o ministro também acompanhou o primeiro dia de testagem na praça Gentil Ferreira, na região central da cidade. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, também acompanhou a ação. Para a região nordeste, serão enviados 655 mil testes, sendo 41 mil para Natal, nesta primeira etapa.

Só nesta semana, o Ministério da Saúde envia mais 2,4 milhões de testes para todos os 5.570 municípios do país, dos 26 estados e Distrito Federal, para garantir a expansão do diagnóstico da Covid-19 em todo território nacional. Nesta etapa, o critério de distribuição é populacional. Em seguida, também serão considerados os cenários epidemiológicos de cada localidade.

Segundo as recomendações do plano, os testes devem ser aplicados para diagnosticar pessoas com e sem sintomas da Covid-19 e podem ser usados em locais de grande circulação. Assim, vai ser possível identificar os casos mais rapidamente, promover o isolamento, rastreamento e testagem dos contatos, que também devem fazer quarentena.

Essa estratégia de testagem também é usada para a busca ativa de pessoas que podem demorar para demonstrar qualquer sintoma da Covid-19, para evitar a disseminação da doença. Os testes de antígeno também devem ser usados na investigação de surtos locais da Covid-19, como escolas e lares de idosos, por exemplo.

A expansão da testagem é importante para o controle da doença, mesmo diante da melhora no cenário epidemiológico do Brasil – a média móvel de casos e mortes pela Covid-19 caiu mais de 70% desde junho e mais de 23 estados tinham hoje ocupação de leitos abaixo de 50%. Com os registros de casos de variantes pelo país, como a Delta, é ainda mais essencial fazer a testagem em larga escala.