Manutenção na via altera funcionamento dos trens no sábado e na segunda-feira

Serviço sofre alteração para recuperação de cabos e implementação de medidas de contenção

Foto: Divulgação / Trensurb

Os trens metropolitanos vão circular em via única, a partir das 5h deste sábado, no trecho entre as estações Unisinos e Rio dos Sinos, divulgou a Trensurb nesta sexta. No feriado de segunda-feira, a previsão é manter os serviços com essa mesma alteração. No domingo, a tabela horária não muda.

A alteração é necessária para que prossigam os trabalhos de recuperação de cabos de sinalização, e a implementação de medidas de contenção para evitar danos e furtos na rede. Os serviços devem ser suspensos em caso de chuva.

De acordo com a Trensurb, dois carrosséis distintos serão adotados amanhã e no feriado: um entre as estações Mercado e Unisinos, e outro entre as estações Unisinos e Novo Hamburgo, sendo necessário fazer o transbordo na Unisinos para aqueles que quiserem seguir o trajeto.

O carrossel é, basicamente, o percurso de ida e volta dos trens. Normalmente, a Trensurb opera com carrossel único entre as estações Mercado e Novo Hamburgo. A estratégia de dois carrosséis é empregada para permitir intervalos menores no trecho não afetado pela circulação em via única. Neste sábado, os intervalos entre trens serão de 15 minutos no trecho Mercado-Unisinos e de 30 minutos no trecho Unisinos-Novo Hamburgo.

Entre as estações Unisinos, São Leopoldo e Rio dos Sinos, os trens circularão, nos dois sentidos, somente pela via em direção a Porto Alegre. Por isso, é importante que os usuários estejam atentos ao indicador de destino dos trens.

Caso a previsão de chuva se confirme, na segunda-feira, as obras devem ser suspensas, com os trens circulando com grade de feriado.